• 31 3451- 6609

07 Jul

Giardíase

Olá, boa tarde!

Hoje escolhi um tema bastante pertinente ao nosso Blog… Hoje vamos abordar a Giardíase!Uma das afecções zoonóticas de maior importância na rotina do Médico Veterinário. Giardíase é causada por um protozoário denominado Giardia lambilia, a transmissão ocorre de forma indireta por meio do consumo de água ou alimentos contaminados, locais com baixas ondições de higiene, bem como em ambientes onde há grande população de cães. Uma vez no ambiente, os cistos de Giardia podem se manter por meses ativo, favorecendo a infecção de indivíduos susceptíveis e ou imunossuprimidos.

   IMPORTANTE – A INFECÇÃO TAMBÉM PODE OCORRER POR MEIO DA INALAÇÃO DOS CISTOS DO PARASITA!

giardiase -

giardiase – imagem ilustrativo

Epidemiologicamente, a giardíase acomete principalmente animais jovens (3 a 12 meses de vida) e animais que vivem em comunidade. Animais com até 1 ano representam 26 a 52% dos casos, ao passo, que canis e gatis podem apresentar 100% dos animais residentes infectados pelo parasita. Uma vez infectado, cães, gatos e seres humanos, podem desenvolver a infecção sintomática ou eliminarem o parasita sem a manifestação de sinais específicos. A manifestação dos sintomas clínicos encontra-se atrelada a qualidade de resposta do sistema imunológico, grau de exposição do indivíduo e patogenicidade do agente infeccioso.

Nos casos de infecções primárias, o parasita de mantém incubado por 9 a 15 dias e então irá se desenvolver a fase aguda da doença, a qual é caracterizada por dor abdominal, diarreia intermitente (geralmente aquosa a pastosa, com coloração bastante variável e presença de muco), vômito agudo e perda de apetite. Os animais e o homem compartilham os mesmos sinais desta doença. A fase aguda poderá apresentar duração de 2 até 6 semanas, levando o indivíduo a manifestar perda de peso, desidratação, inapetência e prostração severa. Um estudo epidemiológico realizado nas creches da cidade de Belo horizonte, avaliou 472 crianças com idade entre 3 a 6 anos por meio do exame de fezes específico. Através deste estudo, contatou-se que 9,5% das crianças encontravam-se acometidas por cistos de Giardia Lambilia, sendo este o segundo parasita de maior ocorrência no grupo estudado.

Este dado reforça a importância de se manter os cuidados básicos de higiene em casa, como lavar as mãos após recolher as fezes dos animais, manter os animais limpos e higienizados e evitar a exposição dos nossos animais de companhia.As maneiras mais adequadas de profilaxia a giardíase consistem no fornecimento de água filtrada aos nossos animais, limpeza diária de canil e gatil e, principalmente, a realização de VACINAÇÃO ESPECÍFICA CONTRA GIARDÍASE.

Uma vez presente os sintomas acima relatados, o paciente deverá receber tratamento médico específico, afim de minimizar a progressão da doença e reduzir os prejuízos causados pela mesma. Embora raro, animais e pessoas infectadas podem manifestar severa desidratação e evoluir ao óbito. Em geral as infecções por giardíase são recorrentes, sendo comum que o mesmo paciente apresente os sintomas específicos após algumas semanas da primeira infecção ou ainda permaneça como um reservatório, eliminado e contaminado o ambiente com os cistos do parasita. Portanto, baseado na gravidade dos sintomas, fácil propagação do parasita no ambiente e ainda os riscos de reinfecções, a profilaxia surge como uma medida imprescindível a manutenção da saúde dos animais e do homem. A vacinação consiste na melhor maneira de se prevenção, seguida pelos cuidados básicos de higiene e a vermifugação periódica.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Grande abraço.

dr-thiago veterinario bh

Dr. Thiago Prates Pereira

Ligue hoje mesmo e agende uma consulta com nosso veterinário. Atendimento em Belo Horizonte / MG.

Fazemos o atendimento em domicílio! Consulte-nos sobre as condições. 

  Dr. Thiago Prates Pereira

  Médico Veterinário – CRMV-MG: 16.002
  thiagopratespereira@gmail.com
📞 (31) 3451-6609 (31) 31 3451-6374
 3453-5112   3453-7909   3458-2549   

Qualquer dúvida, conte comigo! Grande abraço.

  Acesse nossa LOJA e confira:
  http://comercialmundoanimal.com.br

  Serviços:  #PetShop  #ClínicaVeterinária  #BanhoeTosa

ACESSE NOSSA LOJA ⇒ Clique AQUI

Comercial Mundo Animal

clinica veterinaria

Tudo o que seu pet ama, no maior Pet Shop online do Brasil.

comercial mundo animal

 

PREENCHA O FORMULÁRIO 
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

#VisiteNossaLoja  #CompreAqui!

Deixe um comentário