• 31 3451- 6609

23 Nov

PARVOVIROSE

Olá, boa tarde!
Há muito venho querendo falar sobre PARVOVIROSE! Umas das doenças de maior importância à medicina veterinária está cada dia mais frequente na minha rotina e de muitos colegas em nossa região. O aumento dos casos é decorrente ao aumento da temperatura e da umidade, favorecendo a transmissão e manutenção do vírus no ambiente.

A Parvovirose é uma doença viral, causada pelo vírus Parvoviridae. Embora pareça uma informação pouco importante, essa é a razão para que o vírus permaneça por longos períodos no ambiente, até mesmo por uma dezena de anos, visto que os vírus dessa classe possuem vasta cobertura de proteínas, os protegendo e permitindo a infecção aos animais susceptíveis mesmo após longos períodos de contágio ambiental. Outra informação válida é que esse vírus é resistente aos desinfetantes e detergentes usais, sendo requerido uso de cloro ou de amônia quaternária para sua eliminação.

DUAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1°) O primeiro sinal é o vômito!
2°) Alto índice de letalidade nos três primeiros dias da infecção!!!
Clinicamente, os cães com PARVOVIROSE apresentam complicações gastrintestinais severas. Vômito agudo, altamente frequente, é visto como o primeiro sinal. Alguns cães enfermos chegam a vomitar 50 vezes ao dia devido a infecção. Cerca de 2 a 3 dias após o início do vômito começa a diarreia. Geralmente marcada por odor forte, altamente líquida e profusa, geralmente com sangue presente. Ademais, os cães manifestam falta de apetite, prostração, febre, secreção ocular e desidratação.

De um modo geral, o óbito decorre de desidratação severa, intensa infecção bacteriana e outras morbidades, como alterações hepáticas e ou renais secundariamente a dose inicial. Os animais sem uma resposta ou tratamento correto, frequentemente vão ao óbito no 5° ao 7° dia após o início da doença.

Quanto a epidemiologia, os cães jovens, idosos e os não vacinados, constituem os principais indivíduos acometidos pela infecção. No entanto, qualquer cão, em qualquer fase da vida, pode ser infectado. Isso vale principalmente para os cães adultos, que não recebem a imunização de reforço há mais de 1 ano.

Aos cães jovens que encontram-se no processo de imunização, cabe lembrar que os mesmos não devem ser expostos ao contato com as ruas, com outros cães, banho e tosa, petshops e casas de ração, enquanto não tiverem imunidade plena em alto nível. Esse patamar somente será atingido cerca de 21 dias após a última dose da vacina polivalente.

Parvovirose clinica veterinaria bh

Figura Ilustrativa

O diagnóstico de PARVOVIROSE é extremamente rápido! Os animais com queixa semelhante devem ser submetidos a teste rápido onde o diagnóstico poderá ser confirmado em minutos!

Uma vez diagnosticado com PARVOVIROSE, cada paciente recebe tratamento individualizado, dependendo dos sistemas orgânicos afetados, estado de imunização e ao risco de ÓBITO. Na minha rotina, frequentemente lanço mão de antibióticos, protetores gástricos, soro e vitaminas específicas.

Devido ao grande avanço nas formas de tratamento, quando atendido no começo da doença, as chances de cura são muito altas. Mas o tempo é um fator limitante, quando há uma demora exacerbada para o início do tratamento o prognóstico é bastante desfavorável.

A profilaxia se baseia no uso de vacinas polivalentes de boa qualidade! É necessário a certificação internacional do produto, bem como a adequada conservação, aplicação estéril e exame clínico prévio à vacinação. Caso seu cão tenha tido risco de exposição e encontra-se com a vacinação atrasada, a melhor opção é a administração de Ai-g®.

Enfim, PARVOVIROSE não é brincadeira! Conforme mencionado, é a uma das doenças mais importantes à rotina veterinária, e no verão torna-se altamente frequente. Desta forma, assim como eu já fiz em casa, sugiro que você avalie o cartão de vacinas do seu melhor amigo… Prevenir sempre é mais fácil, barato e eficiente.

Qualquer dúvida, estou à disposição.
Grande abraço.

dr-thiago veterinario bh

Dr. Thiago Prates Pereira

Ligue hoje mesmo e agende uma consulta com nosso veterinário. Atendimento em Belo Horizonte / MG.

Fazemos o atendimento em domicílio! Consulte-nos sobre as condições. 

  Dr. Thiago Prates Pereira

  Médico Veterinário – CRMV-MG: 16.002
  thiagopratespereira@gmail.com
📞 (31) 3451-6609 (31) 31 3451-6374
 3453-5112   3453-7909   3458-2549   

Qualquer dúvida, conte comigo! Grande abraço.

  Acesse nossa LOJA e confira:
  http://comercialmundoanimal.com.br

  Serviços:  #PetShop  #ClínicaVeterinária  #BanhoeTosa

ACESSE NOSSA LOJA ⇒ Clique AQUI

Comercial Mundo Animal

clinica veterinaria

Tudo o que seu pet ama, no maior Pet Shop online do Brasil.

comercial mundo animal

 

PREENCHA O FORMULÁRIO 
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

#VisiteNossaLoja  #CompreAqui!

Deixe um comentário