• 31 3451- 6609

08 Mai

Sarna Demodécica

Olá, bom dia! Recebi ontem a sugestão de um cliente para escrever sobre demodicose, também conhecida como sarna negra ou ainda sarna demodécica. Como o meu objetivo de fato é atender e informar melhor meus clientes e amigos, reservei um tempinho e cá estou novamente.

Quando falamos em sarna já vem aquela sensação de coceira muitas vezes, né? Isso é muito natural, pois para nós seres humanos, a sarna que pode nos afetar é altamente pruriginosa, levando a coceira exacerbada, lesões de automutilação e lesões de pele bem características.

Contudo, a sarna demodécica é um agente bem distinto da sarna que acomete os humanos.

A sarna demodécica é causada por um ácaro denominada Demodex canis, e este ácaro é transmitido aos cães no momento em que nascem, por meio do contato junto a mãe. Portanto, TODOS os cães possuem o ácaro junto a pele.

Alguns cães irão apresentar doença clínica devido ao Demodex canis, isso ocorre devido a condições de imunossupressão, má nutrição, uso de corticoides, estresse transitório ou até mesmo deficiência de células de defesa específicas, onde haverá super crescimento do ácaro e consequentemente lesões de pele. Portanto, TODOS CÃES TEM O ÁCARO NA PELE MAS NEM TODOS APRESENTARÃO A DOENÇA. OK?

Os sintomas dos cães afetados são:
🐾 
Àreas de alopecia (fig. 1)
🐾 Crostas pelo corpo (fig 2)
🐾 Lesões junto as patas (fig. 3)
🐾
Lesões próximas a órbita (fig. 4)

A coceira é bem variável, de um modo geral, somente ocorrerá após o início das lesões e onde houver infecções bacterianas secundárias.

Ademias, os animais afetados deverão ser estadiados em duas categorias clínicas: Demodicose localizada, onde há de 1 a até 5 lesões; Demodicose generalizada, nos casos acima de 5 lesões.

Dentre os animais mais afetados, destacam-se os cães jovens (entre 3 a 6 meses de idade), animais subnutridos, pacientes que foram submetidos a corticoterapia prolongada, animais estressados ou em condições transitórias de estresse e fêmeas após o parto ou cio. Este é o grupo mais afetado, ok? Porém, existem animais que apresentam falha na resposta imunológica contra o ácaro, desta forma, poderão manifestar a demodicose durante a vida adulta e mesmo sem nenhum agravante acima mencionado.

O tratamento visa corrigir a população de ácaros na pele, eliminação de infecções bacterianas e a correção de fatores agravantes e predisponentes. Enfim, o tratamento é EXTREMAMENTE individualizado, ou seja, cada apresentação clínica irá demandar um tratamento específico.

No entanto, as técnicas de tratamento evoluíram bastante. Medicações potencialmente tóxicas usadas há 10, 20 anos atrás foram bem substituídas por fármacos inovadores,

eficientes, seguros e bem polivalentes. Nesse caso, me refiro ao Bravecto. Estudos científicos publicados em abril de 2015, demonstraram que o Bravecto apresentou ação superior ao tratamento padronizado na dermatologia veterinária, obtendo maior controle dos ácaros, melhor resposta clínica, maior duração de efeito e minimizando drasticamente a ocorrência de efeitos contralaterais.

Uma vez acometido pela demodicose, a alta somente deverá ser emitida após dois exames parasitológicos negativos, onde deverá ser realizada raspagem cutânea afim de identificar o ácaro. O tratamento costuma ser prolongado, durante de 30 dias até 180 dias. A alta precoce é a maior causa de recorrência desta afecção, portanto, juízo e ponderação na hora de suspender as medicações são imprescindíveis a saúde e bem estar do seu cão.

IMPORTANTE: Sarna Demodécica é um agente exclusivo dos cães, portanto não é transmitida aos seres humanos.

Enfim, este foi mais um texto curto, breve e rápido. Espero ter contribuído mais um pouco com a saúde, bem estar e felicidade do seu melhor amigo.

Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Espero que sim!

Fraterno abraço.

dr-thiago veterinario bh

Dr. Thiago Prates Pereira

Ligue hoje mesmo e agende uma consulta com nosso veterinário. Atendimento em Belo Horizonte / MG.

Fazemos o atendimento em domicílio! Consulte-nos sobre as condições.

  Dr. Thiago Prates Pereira

 Médico Veterinário – CRMV-MG: 16.002
 thiagopratespereira@gmail.com
📞 (31) 3451-6609 (31) 31 3451-6374
3453-5112   3453-7909   3458-2549   

Qualquer dúvida, conte comigo! Grande abraço.

 Acesse nossa LOJA e confira:
 http://comercialmundoanimal.com.br

ACESSE NOSSA LOJA ⇒ Clique AQUI

Comercial Mundo Animal

clinica veterinaria

Tudo o que seu pet ama, no maior Pet Shop online do Brasil.

comercial mundo animal

 

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

#VisiteNossaLoja  #CompreAqui!

 

Deixe um comentário