• 31 3451- 6609

04 Ago

TOSSE DOS CANIS

Olá, boa tarde!

Hoje escrevo sobre um tema que há muito tempo merece a nossa atenção. Me refiro a traqueobronquite infecciosa canina ou como é mais conhecida, a TOSSE DOS CANIS.

tosse-dos-canis bh

Imagem Islustrativa

A tosse dos canis é uma afecção de fundo infeccioso e contagioso, capaz de afetar as vias aéreas superiores dos cães, especialmente a traqueia e os brônquios. Esta infecção é causada por três agentes distintos, a Bordetellabronchiseptica, Parainfluenza canina e Adenovirus canino. O último é um potencial causador de complicações e pneumonias nos animais afetados.

O interesse em discutir sobre a tosse dos canis advém do fator sazonal, onde a baixas nas temperaturas favorece a perpetuação dos agentes infecciosos no ambiente e causa o aumento exponencial nos casos diagnosticados. O termo tosse dos canis é frequentemente empregado devido a elevada propagação dos agentes relacionados e assim alto risco de contágio quando há um cão infectado ou até mesmo um fômite (bebedouro, comedouro, roupas) contaminados.

tosse-dos-canis bhmg

Imagem Ilustrativa

Uma vez infectado, os animais manifestarão tosse seca, alta, com reflexo de vômito terminal em até 5 dias. Posteriormente, os sintomas mais esperados serão a produção de secreção purulenta nasal, falta de apetite, febre e prostração. Se não houver complicações associadas, a doença possui auto-cura, levando a redução dos sintomas e cura espontânea em cerca de 21 dias após a infecção. Porém, devido aos riscos de pneumonia associada e de demais complicações, frequentemente lanço mão do tratamento específico logo na primeira consulta.

Alguns dados são importantes e esses você não pode esquecer:

  • 1°) Cães braquicefálicos (aqueles do focinho curto, como Pug, Bulldog, Shih-tzu), são mais predispostos a infecção e frequentemente respondem mal a infecção.
  • 2°) Cães de pequenas raças, como Yorkshire, Pinscher, apresentam resposta clínica insatisfatória a infecção, devido a presença de muco abundante na traqueia, redução da resposta imunológica e outras complicações associadas.
  • 3°) Banho e tosa, canis e hotelzinho configuram maior risco de exposição, mediante ao alto número de animais e maior circulação de agentes infecciosos.

Aos animais doentes, recomendo sempre o tratamento específico a cada caso. Muitas vezes baseados em antibióticos, por 10 a 30 dias, supressores de tosse, anti-inflamatórios e mucolíticos.

Aos animais saudáveis, estes devem ser vacinados em todos os casos! Especialmente se o mesmo fizer parte de algum dos grupos mais susceptíveis. As vacinas contra tosse dos canis possuem grande variedade de qualidade o mercado, havendo vacinas subcutâneas mais simples, que irão combater apenas um agente infeccioso, a vacinas extremamente eficientes, sofisticadas e polivalentes. Sendo possível a administração pela via nasal, com alta produção de anticorpos protetores em até 72 horas após a vacinação.

Surgiu alguma dúvida? Espero que sim, hein.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Grande abraço.

dr-thiago veterinario bh

Dr. Thiago Prates Pereira

Ligue hoje mesmo e agende uma consulta com nosso veterinário. Atendimento em Belo Horizonte / MG.

Fazemos o atendimento em domicílio! Consulte-nos sobre as condições. 

  Dr. Thiago Prates Pereira

  Médico Veterinário – CRMV-MG: 16.002
  thiagopratespereira@gmail.com
📞 (31) 3451-6609 (31) 31 3451-6374
 3453-5112   3453-7909   3458-2549   

Qualquer dúvida, conte comigo! Grande abraço.

  Acesse nossa LOJA e confira:
  http://comercialmundoanimal.com.br

  Serviços:  #PetShop  #ClínicaVeterinária  #BanhoeTosa

ACESSE NOSSA LOJA ⇒ Clique AQUI

Comercial Mundo Animal

clinica veterinaria

Tudo o que seu pet ama, no maior Pet Shop online do Brasil.

comercial mundo animal

 

PREENCHA O FORMULÁRIO 
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

#VisiteNossaLoja  #CompreAqui!

Deixe um comentário