• 31 3451- 6609

11 Mar

Adestramento positivo: ensinar sem punir

A forma correta de corrigir o cão
Você sabia que grande parte dos problemas de comportamento dos cachorros são causados pelos próprios donos? As pessoa têm muita dificuldade em entender que os cães são, de fato, cães e não humanos. Na verdade, o cachorro nos vê como cachorros também, onde todos são membros de uma matilha. O cão é um animal que vive em sociedade e de forma organizada. Cada cão tem uma posição muito bem definida na matilha, podendo haver alguma disputa, mas sempre respeitando as regras. Na nossa casa não é diferente. Somos uma matilha, onde geralmente somos os líderes. Por isso, quando quisermos corrigir algum comportamento indesejado do cão, devemos fazer do modo deles. Não se esqueça que o cão não entende o “modo humano” de fazer as coisas.

Adestramento positivo: ensinar sem punirO reforço positivo sempre é o melhor caminho
Tenha em mente que, na sua matilha, o cão deverá ocupar uma posição inferior a qualquer membro de sua família, principalmente crianças. Isso deve estar bem claro para o cão, assim você evitará que ele “dispute posição” nos níveis hierárquicos da família (veja nosso artigo sobre o Líder da Casa). A maneira mais fácil de estabelecer essa escala hierárquica é através da educação e de regras. Você e sua família determinam o que pode e o que não pode dentro de sua matilha.

É muito mais fácil você ensinar seu cão através do reforço positivo, onde você premia uma ação correta, do que pela punição, onde você castiga o cão por uma atitude errada. O reforço positivo tem resultados muito mais rápidos e eficientes e consiste em recompensar seu cão com muito carinho, elogios e até petiscos toda vez que ele fizer o que se espera que faça. Mas, como corrigi-lo quando fizer algo errado?

Existem diversas maneiras de corrigir o cão sem usar de violência, castigos ou punições. Para isso, você deve “pensar como um cachorro”. O mais eficiente dos métodos é através da palavra “não”. Ela deve ser dita sempre num tom firme e convicto, mas sem gritar ou ficar repetindo insistentemente. Junte a isso uma postura corporal imponente e segura. Não fique explicando mil coisas para o cão, falando sobre seu erro. Obviamente ele não entenderá o que você está dizendo e ficará ainda mais confuso.

As mães corrigem os filhotes através de leves mordidas na nunca. Então, se você der toques com a ponta dos dedos, de modo rápido e firme na nunca do cão, ele entenderá como correção de algo errado (jamais use força nesse movimento para não machucá-lo). Você pode usar “armadilhas” para corrigir atitudes indesejadas do cão, sem que ele perceba que foi você. Por exemplo, se o cão tem o hábito de latir para todos que passam em frente à sua casa, talvez só você barrando essa atitude não resolva o problema. Ele certamente continuará fazendo isso quando você não estiver presente. Uma boa solução é você pegar uma latinha com pequenas pedrinhas dentro, se esconder e arremessar próximo ao cão quando ele estiver tendo o comportamento indesejado. Não deixe que ele o veja. Desse modo, ele tomará um susto e não associará a correção a você, e sim a atitude dele. Assim sendo, mesmo sem sua presença, ele entenderá o que não pode fazer.

Na natureza, um cão que descumpre as regras da matilha, é isolado e ignorado por um certo tempo. Faça isso também. EmAdestramento positivo: ensinar sem punir caso de agressividade do cão, por exemplo, isole-o por uns 20 minutos em um quarto ou espaço pequeno, sem distrações, no momento do ato indesejado. Durante esse tempo, converse alto com sua família, riam e divirtam-se. Ele perceberá que vocês estão felizes mesmo sem sua presença. Depois, quando soltar o cão, todos devem ignorá-lo. Nada é pior para o cão do que ser isolado de sua matilha. Ele certamente entenderá que sua atitude não será tolerada e buscará não repeti-la.

Por fim, vale sempre lembrar que a cursos24horas está com um curso voltado exclusivamente para adestramento de cães. O curso conta com vídeo-aulas ricas em dinamismo. O investimento é pouco, mas os resultados são garantidos. Dessa forma, você mesmo conseguirá treinar seu cão, sem deixá-lo nas mãos de estranhos. Além disso, outro ponto positivo é que o seu cão se tornará ainda mais achegado a você, pois você dedicará minutos do seu dia exclusivamente para tratar do cão e relacionar com ele. Vá até o banner do curso para ir à página do curso.

Para facilitar a vida dos tutores na hora de administrar os vermífugos dos pets, fale com um de nossos atendentes e marque uma consulta com veterinário para o seu pet! Clique em Nossa Loja >

Comercial Mundo Animal

Bebê e cachorro conversando - Bravecto

Tudo o que seu pet ama, no maior PetShop online do Brasil.

comercial mundo animal

 

PREENCHA O FORMULÁRIO
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

 

 

[wysija_form id=”1″]

#VisiteNossaLoja  #CompreAqui!

Depois de ler o artigo, não esqueça de deixar seu comentário. Diga o que achou, tire dúvidas e dê sugestões.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.