• 31 3451- 6609

09 Fev

Qual a melhor ração para cães e gatos?

Olá, boa tarde!
Hoje venho falar sobre um tema extremamente discutido… QUAL A MELHOR RAÇÃO PARA CÃES E GATOS? Parece óbvia a resposta…. “A mais cara, claro!”. Mas não é bem assim. Não mesmo!!! Antes de tudo, precisamos entender que os alimentos de cães e gatos são classificados de acordo com a sua composição básica e quantidade de nutrientes em COMBATE, STANDARD, PREMIUM E SUPER PREMIUM.Vamos entender cada uma delas e o que cada classificação quer dizer. Vamos lá!

• COMBATE: São os produtos mais simples do mercado. A composição básica é oriunda de animais, como farinhas de ossos e de penas, além de grãos impossibilitados de uso na alimentação humana. O nível de absorção destes produtos é baixo, bem como o valor energético, levando ao alto consumo, com grande produção de fezes e baixo desenvolvimento do animal.

Figura 1. composição básica de um produto combate e ao lado os grãos da mesma. Constituído exclusivamente por subprodutos.

• STANDARD: Estes produtos possuem a origem muito semelhante ou igual ao combate, porém tem tratamento específico dos grãos da ração, permitindo-as ficarem mais “bonitas” e agradáveis a análise dos proprietários. Possuem alguns ingredientes distintos da combate, como óleo de soja e farinha de peixe. No entanto, a base é muito parecida a ração de combate. Portanto, não se engane em termos nutricionais também não são a melhor escolha aos nossos animais.

Figura 2. Tal qual na combate, a farinha de carne e osso é o principal constituinte desse produto. Veja a diferença entre os grãos, mas no fundo são muito semelhantes.

• PREMIUM: Produtos com qualidade superior, onde a composição básica é formada por farinha de vísceras de aves, como moela, fígado e coração, sendo assim constituída por produtos muito utilizados na alimentação humana. Estes produtos possuem elevado teor de absorção, oscilando entre 70 a 85%, gerando assim maior saciedade, menor consumo de alimento e maior aproveitamento do produto pelos animais.

Figura 3. Composição de um produto premium. Nessa formulação já não existe farinha de ossos.

• SUPER PREMIUM: São Produtos altamente tecnificados, basicamente seriam o aperfeiçoamento do produto Premium, onde estará acrescido de constituintes de melhor qualidade, extremamente balanceados, com alto nível de absorção – superior a 85%, acrescida de nutracêuticos – constituintes que visam a manutenção da saúde do animal por meio da prevenção de afecções que poderão ser adquiridas a longo prazo, além de excelente palatabilidade.

No exemplo acima, foi usada a M-line Raças pequenas, a qual possui na sua composição HEXAMETOFOSFATO DE SÓDIO nutracêutico que atua reduzindo o acúmulo de tártaro e de placa bacteriana nos cães. Além disso, a M-line ainda possui MOS e FOS dois componentes que atuam na manutenção de flora bacteriana equilibrada, evitando complicações gastrintestinais tão comuns nos cães.

Baseado nisso podemos definir alguns critérios para a compra da ração ideal!

I) Sempre avalie a composição básica do produto. Nível de proteína, de gordura, vitaminas são importantes, mas primeiro precisamos saber a origem destes produtos.

II) Rações com alto níveis de corante e gordura presente, geralmente indicam produtos standard, então é melhor evita-los.

III) Procure por produtos que possam auxiliar a manutenção da saúde do seu pet. Por exemplo, alguns cães tem predisposição a afecções ortopédicas, bem como podem ter maior demanda articular, para isso existem produtos com sulfato de condroitina e glicosamina, dois nutracêuticos que atuam como protetores de cartilagem.

IV) O mais importante é certificar-se da qualidade do produto que será fornecido ao seu melhor amigo. Existem rações standard com preço de premium, ao passo que existem rações super premium com preços que se equivalem a premium, ou seja, o preço do produto depende de uma série de fatores, como marketing envolvido, propagandas comerciais televisionadas e interesse na venda da mesma. Infelizmente, por vezes isso é mais caro que o próprio produto.

V) Alguns produtos tem na embalagem a denominação premium, a qual é conferida pelos órgãos públicos após o pagamento dos tributos específicos, mas possuem composição de Standard ou até pior, de ração de combate. Então, analise bem a composição do alimento que oferece ao seu cão… tem grandes marcas no mercado vendendo gato por lebre. Fique atento!

Enfim, QUAL A MELHOR RAÇÃO PARA CÃES E GATOS? Sem dúvida a ração Super Premium! É necessário avaliar a melhor modalidade para cada tipo de cão ou gato diferente, mas sem dúvida é o melhor alimento que temos hoje no mercado, o qual vai garantir uma alimentação balanceada, altamente nutritiva, de fácil absorção e ainda conseguimos evitar alguns problemas específicos. Na minha casa faço uso da M-line raças grandes para o Nico (Pastor alemão) e os menores, cacau e Thor, consomem a M-line raças pequenas.

Qualquer dúvida, estou à disposição.
Grande abraço.

dr-thiago veterinario bh

Dr. Thiago Prates Pereira

Ligue hoje mesmo e agende uma consulta com nosso veterinário. Atendimento em Belo Horizonte / MG.

Fazemos o atendimento em domicílio! Consulte-nos sobre as condições. 

  Dr. Thiago Prates Pereira

  Médico Veterinário – CRMV-MG: 16.002
  thiagopratespereira@gmail.com
📞 (31) 3451-6609 (31) 31 3451-6374
 3453-5112   3453-7909   3458-2549   

Qualquer dúvida, conte comigo! Grande abraço.

  Acesse nossa LOJA e confira:
  http://comercialmundoanimal.com.br

  Serviços:  #PetShop  #ClínicaVeterinária  #BanhoeTosa

ACESSE NOSSA LOJA ⇒ Clique AQUI

Comercial Mundo Animal

clinica veterinaria

Tudo o que seu pet ama, no maior Pet Shop online do Brasil.

comercial mundo animal

 

PREENCHA O FORMULÁRIO 
Receba nossas dicas gratuitamente em seu email

[wysija_form id=”1″]

#VisiteNossaLoja  #CompreAqui!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.